Pular para o conteúdo principal

Visita da escritora gaúcha Angélica Rizzi através de projeto Autor Presente

Visita da escritora gaúcha Angélica Rizzi através de projeto Autor Presente
Angélica Rizzi realizou contação de histórias e cantou músicas para os alunos
Foto: Escola Estadual João Pollo
Autora esteve na Escola João Pollo, em São Marcos, no dia 4 de outubro, desenvolvendo com alunos da Educação Infantil a 7ª série atividades relacionadas aos seus livros
No último dia 4 de outubro, sexta-feira, a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Pollo recebeu a autora Angélica Rizzi, através do Projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro (IEL). Angélica Rizzi é natural de Estrela (RS), escritora, cantora, poeta, compositora e jornalista. Trabalha com o projeto Autor Presente em várias escolas e em diversos espaços culturais de Porto Alegre, onde reside. Realiza desde 2010 o sarau itinerante Poetas Iluminados, no qual apresenta releituras e poemas do universobeat em homenagem ao escritor Jack Kerouac, além do Sarau Poetas Iluminadas, onde homenageia artistas mulheres das mais diversas áreas artísticas.


Alunos do 6º ano a 7ª série apresentaram seus trabalhos para autora
A escritora chegou na Escola João Pollo por volta das 8h30min, permanecendo até às 15 horas. Na parte da manhã, esteve com os alunos do 6º ano até a 7ª série, que apresentaram seus trabalhos para a autora. Angélica Rizzi também foi homenageada com uma música ensaiada e apresentada pela Oficina de Cordas – Violão do Programa Mais Educação, formada por alunos da João Pollo. Após, participou de um bate-papo com os alunos, proporcionou a atividade das “Pérolas Literárias” e respondeu aos questionamentos e curiosidades dos estudantes são-marquenses. Durante sua visita à Escola João Pollo, Angélica sorteou algumas de suas obras. “O conhecimento não ocupa lugar. As coisas materiais vem e vão. O conhecimento não passa, ele fica com a gente e segue com a gente”, enfatizou a escritora. No turno da tarde, realizou contação de histórias e cantou músicas que compôs para seus personagens. Os alunos da Educação Infantil ao 5º ano apresentaram encenações e outras formas que utilizaram para explorar os livros da autora.


Visita de Angélica Rizzi no dia 4 foi a primeira através do projeto Autor Presente

Dentre as obras de Angélica Rizzi trabalhadas com os alunos, destacam-se os livros infantis “Júlia, a Estrelinha”;“Manoelito, O Palhaço Tristonho”; e “Sol e as Ovelhas”, os dois últimos com um diferencial inovador, pois são textos em português, inglês e escrita da língua de sinais. “Angélica Rizzi encantou a todos com seu jeito meigo, sua linguagem simples e acessível e com suas práticas despertou em alunos e professores ainda mais o gosto pela leitura. Ela lembrou que ‘devemos persistir em nossos objetivos, que não podemos desperdiçar nossos dons e principalmente que cada profissão é importante, porque fazemos parte de uma rede e se amamos o que fazemos conseguimos atingir muito mais pessoas ao nosso redor’”, destaca a diretora da Escola João Pollo Regina Cecato de Alexandre. Conforme revela, a escolha de Angélica Rizzi aconteceu devido a autora escrever livros infantis e juvenis, podendo assim atender a todos os alunos da João Pollo.


Alunos da Escola João Pollo puderam encenar histórias da escritora gaúcha
Regina lembra que 2013 é o segundo ano em que a Escola Estadual João Pollo recebe um autor em suas dependências. Em 2012 a visita foi feita com recursos próprios da escola e neste ano através do Projeto Autor Presente, que disponibiliza verbas para a aquisição de obras do escritor escolhido e as mesmas são trabalhadas com os alunos. “Toda a comunidade escolar ganha, pois os alunos repassam para as suas casas as histórias e envolvem também a família neste projeto. Incentivar a leitura nos dias de hoje também é um ato de cidadania e a João Pollo está fazendo a sua parte”, assinala a diretora Regina.
- See more at: http://www.lattualita.com.br/escola-noticia.php?IdEscola=2#sthash.nAgWTdoK.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um feliz dia para todos os pais!

Um feliz dia para todos os pais: Aos pais por um dia, que acolheram ou acolhem os amigos em apuros, Aos amigos que são como pais, Aos homens de coração puro que protegem todos seus filhos à distância, Aos pais que cuidam dos seus filhos de pêlos, penas, orelhas, patas, unhas, garras; Aos que são pais em silêncio, Aos que já se ausentaram da vida dos filhos, Aos que serão pais um dia, Aos que estão pais, Aos que desejam ser pais sem nunca ter sido, mas que são pais de todos os filhos sem pai!(A.Rizzi)

Elegia

Compartilhar & Receber: No dia 06 de dezembro estive realizando Hora do Conto & Bate-papo literário e autografando meu sexto livro infantil "A filha do poeta"

Compartilhar & Receber: No dia 06 de dezembro estive realizando  Hora do Conto & Bate-papo literário e autografando meu sexto livro infantil "A filha do poeta" na Associação Comunitária Núcleo Esperança, para várias Escolas do Bairro e da Associação, e visitando o amigo  Roni Angelo Ferrari  e toda equipe da Casa da Sopa com Etienne. Compartilhando e recebendo carinho, interagindo e aprendendo que tudo aquilo que amamos e sonhamos pode ser conquistado:com educação, cultura, carinho e muita leitura! Parafraseando Cora Coralina (….) Escritor não é somente o que escreve.. É aquele que sente a vida ,se extasia sensível ao achado de uma rima, a autenticidade de uma prosa ou um verso inspirado por um belo dia(...)Hoje foi poesia! Agradecimentos aos alunos, professores,  Pedro Sergio , novos amigos,  Etienne Moreira , p ela simpatia e acolhimento!